Sempre tive curiosidade sobre o que a Bíblia realmente ensina sobre o anticristo. Este é um tema que gera muitas dúvidas e às vezes interpretações confusas. Quero compartilhar com vocês o que descobri estudando as Escrituras sobre essa figura importante da profecia bíblica.
A palavra "anticristo" aparece apenas nas cartas do apóstolo João, mas o conceito e as características dessa pessoa são descritos em vários livros da Bíblia. Vou explicar o que encontrei em cada passagem.
O apóstolo João usa a palavra "anticristo" pela primeira vez em 1 João 2:18, onde ele diz: "Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos anticristos têm surgido; por onde conhecemos que é a última hora."
Aqui João ensina algo muito importante: ele fala sobre "o anticristo" (uma pessoa específica) e também sobre "muitos anticristos" (pessoas com espírito de anticristo). Isso significa que ao longo da história sempre houve pessoas que se opuseram a Cristo.
Em 1 João 2:22, João explica quem tem espírito de anticristo: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho."
João continua explicando em 1 João 4:3: "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."
Em 2 João 1:7, ele acrescenta: "Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo."
Através dessas passagens, vejo que o anticristo é caracterizado principalmente por negar Jesus Cristo, especialmente negar que Jesus é Deus que se tornou homem.
Embora a palavra "anticristo" não apareça em outros livros, várias passagens falam sobre essa figura profética usando outros nomes.
O profeta Daniel fala sobre uma pessoa que muitos estudiosos identificam como o anticristo. No capítulo 7, versículo 25, Daniel descreve um líder que "falará palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e metade de um tempo."
No capítulo 9, versículo 27, Daniel fala sobre alguém que "fará uma aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador."
Jesus Cristo também falou sobre esse tema. Em Mateus 24:15, Ele disse: "Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo, quem lê, que entenda."
Jesus também alertou em Mateus 24:24: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."
O apóstolo Paulo escreveu sobre essa pessoa em 2 Tessalonicenses 2:3-4, chamando-o de "o homem do pecado" e "o filho da perdição": "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."
Paulo continua explicando em 2 Tessalonicenses 2:8-9: "E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira."
O livro de Apocalipse também descreve essa figura usando o simbolismo da "besta". No capítulo 13, versículo 1-2, João vê uma besta que sobe do mar com características específicas: "E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia."
Apocalipse 13:4-8 descreve como essa besta será adorada: "E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?"
O texto continua explicando que essa besta "foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para atuar por quarenta e dois meses."
Baseado no que li na Bíblia, posso identificar várias características do anticristo:
- Ele negará que Jesus é o Cristo e que veio em carne
- Será um líder político e religioso muito poderoso
- Fará uma aliança com muitos por sete anos
- Quebrará essa aliança na metade do tempo
- Se proclamará como Deus
- Perseguirá os santos de Deus
- Fará grandes sinais e prodígios enganosos
- Será apoiado por Satanás
- Seu reino durará três anos e meio
- Será derrotado por Jesus na Sua segunda vinda
É importante entender que o anticristo não é apenas uma força ou ideia, mas uma pessoa real que aparecerá no futuro. Paulo deixa claro em 2 Tessalonicenses 2:3 que ele "se manifestará", indicando uma pessoa específica.
Também vejo que o anticristo terá um assistente religioso. Apocalipse 13:11 fala sobre uma segunda besta que "subiu da terra, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão." Muitos estudiosos chamam essa figura de "falso profeta."
Apocalipse 13:16-17 descreve o famoso "sinal da besta": "E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas. Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome."
O versículo 18 adiciona: "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis."
É importante não ficar obcecado tentando identificar quem é o anticristo hoje. Ao longo da história, muitas pessoas foram identificadas incorretamente como o anticristo. Jesus nos alertou em Mateus 24:36: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai."
Paulo ensinou em 2 Tessalonicenses 2:6-7 que existe algo que está detendo a manifestação do anticristo: "E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado."
Muitos estudiosos acreditam que quem está detendo é o Espírito Santo através da igreja. Isso sugere que o anticristo se manifestará depois do arrebatamento da igreja.
Jesus nos deu sinais para reconhecermos a proximidade desses eventos. Em Mateus 24:32-33, Ele disse: "Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas."
Alguns sinais que Jesus mencionou incluem:
- Guerras e rumores de guerras
- Fomes e pestilências
- Terremotos em vários lugares
- Perseguição aos cristãos
- Falsos profetas enganando muitos
- Aumento da iniquidade
- Esfriamento do amor
É importante lembrar que nossa esperança não está em evitar o anticristo, mas na volta de Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 4:16-17 promete: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares."
Também encontro conforto em Apocalipse 19:11-16, que descreve a volta triunfante de Jesus: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça."
O versículo 20 descreve a derrota final do anticristo: "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo, que arde com enxofre."
Quando estudo sobre o anticristo, lembro que o propósito dessas profecias não é nos assustar, mas nos preparar e nos dar esperança. Jesus disse em João 14:1-3: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar."
Minha conclusão é que devemos:
- Conhecer as profecias bíblicas sobre o anticristo
- Não tentar identificar quem ele é prematuramente
- Manter nosso foco em Jesus Cristo
- Viver vidas santas esperando a volta do Senhor
- Evangelizar enquanto temos tempo
- Não temer, mas confiar nas promessas de Deus
O mais importante é estarmos preparados espiritualmente. Jesus perguntou em Lucas 18:8: "Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"
Que possamos ser encontrados fiéis quando Jesus voltar, seja antes ou depois da manifestação do anticristo. Nossa esperança está em Cristo, não em escapar das tribulações, mas em sua vitória final sobre todo o mal.
Gostou deste artigo?
Explore mais conteúdos cristãos em nosso blog e fortaleça sua fé com a Palavra de Deus.